domingo, 17 de março de 2013

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mt 13:9)

No dia 24 de dezembro de 2012, na hora da Comunhão da Missa da Noite de Natal, o Bispo D. João Justino percebeu algumas Hóstias Consagradas com caruncho (bicho do trigo) as separou e, após a Missa, junto com os Ministros da Eucaristia que estavam atuando no dia, colocou-as na Âmbula acrescidas de água para se dissolverem e, assim, colocá-las nas planta...s.

No dia 27 de dezembro, quinta-feira, por volta das 14 horas, a responsável pela Liturgia, Silvia, foi à Capela para preparar a Missa de domingo (pois foi para a Canção Nova no dia 28) pegou a Âmbula para realizar o que havia sido combinado: colocar nas plantas.

Ao abrir a Âmbula as Hóstias Consagradas não estavam totalmente dissolvidas. Havia se formado uma crosta branca por cima da água e no centro uma "mancha na cor de carne" e em formato de uma pomba.

Muito emocionada pelo ocorrido ela ligou para a Dirigente do Conselho, sua filha Patricia, que assustada porque a mãe estava chorando desceu correndo à Capela pensando que a mesma tivesse tomado um tombo e, ao ver a Âmbula balbuciou: Misericórdia.

Silvia chamou o Guarda Municipal Diran, que trabalha no Abrigo, que junto com Patricia verificaram uma cruz no centro da "mancha na cor de carne".

O mais impressionante era a presença forte do Espírito Santo pois as reações nos três eram muito parecidas: arrepios, calor, suor e sentimentos indescritíveis.

Diante daquele "Milagre Eucarístico" ligamos para o Pároco, Frei Honorato, que desceu no mesmo momento à Capela.
Logo após chegou Adriane, Secretária do Conselho e Ministra da Eucaristia.

Diante do Mistério, ou "Milagre Eucarístico", que estava ocorrendo naquele momento, o Pároco ligou para a secretária paroquial que nos passou o telefone da secretária do Bispo.

Conversamos com a secretária de D. João Justino que nos informou que o Bispo estava fora de BH e, tão logo retornasse, iria lhe pedir para entrar em contato com o nosso Pároco.

Neste mesmo dia, 27, Adriane, junto com Frei Honorato, separou as demais Hóstias Consagradas que estavam no Sacrário. Adriane lavou um pote de vidro, colocou as Hóstias Consagradas e água para também serem dissolvidas para serem colocadas nas plantas. Tudo foi feito na frente do Pároco. Ao fechar o pote guardou-o no mesmo local da Âmbula.

À tarde, chamamos mais algumas pessoas da Comunidade, do Conselho e da Pastoral da Criança para que pudessem presenciar o "Milagre Eucarístico" ocorrido na Capela. Juntos rezamos o Terço da Misericórdia. A emoção e as sensações estavam presentes em todos.

À noite nos reunimos na Capela para fazer uma Adoração ao Santíssimo com a presença de dois Ministros da Eucaristia: Adriane e Franklin (Ministro que atuou na Missa da Noite de Natal).

Na sexta-feira, dia 28 de dezembro, à tarde, Frei Honorato ligou informando que o Bispo, D. João Justino, iria à Capela no sábado.

Por volta das 11:30 (onze horas e trinta minutos da manhã) do dia 29 de dezembro, sábado, Patricia, Antônia e Ludmila (ambas Líderes da Pastoral da Criança) abriram a Capela para aguardar a chegada dos demais membros do Conselho e da Pastoral, do Pároco e do Bispo.

Ao abrirem a Sacristia, Patricia foi mostrá-las a Âmbula que, agora, possuía mofo em cima das crostas brancas e uma pequena "mancha na cor de carne" a qual não possuía nenhum mofo em cima.

Ao pegar o pote de vidro e abrir as três viram as Hóstias Consagradas por cima da água e, no canto, uma “mancha na cor de carne”.

Quando o Bispo chegou todo o relato acima foi lhe passado e mostradas as fotos tiradas quando ligamos para ele na hora do ocorrido.

Ele nos explicou que a "Experiência de Fé" vivenciada por nossa Comunidade era o mais importante. Que vale tudo o que sentimos e vimos na Fé. Que o nosso testemunho era importante, mas que as fotos deveriam ser reveladas e guardadas na Paróquia e na Capela.

Chamou os presentes para rezar na frente do Sacrário e, após, levou os dois vasilhames.

Para nós ficou a certeza de que Jesus Cristo se fez presente em nossa Capela, em nossa Comunidade.

Agradecemos a Deus pela Experiência de Fé que vivenciamos e pedimos a Ele que nos mostre o caminho a seguir.

Conselho Comunitário Pastoral - Comunidade São Rafael
Paróquia N. Sra do Rosário de Pompéia

Nenhum comentário: